O que é mais importante: duração ou intensidade?


Tenho uma amiga que é personal trainer e um dia desses ela estava tentando me convencer a começar a malhar. Mas como todos sabem, eu sou a rainha da preguiça. Tenho zero vontade de me exercitar e ainda tenho pavor daquela dor chata nos músculos que acontece nos primeiros dias. Essa vida não é pra mim. 

Daí ela me explicou que no começo seria tranquilo porque a carga seria leve. Eu começaria com pesos baixos e a duração dos exercícios seriam maiores. Depois o peso iria aumentar e a duração dos exercícios iriam diminuir. Bem simples.  

Depois que ela me contou tudo isso, minha cabecinha foi longe tentando aplicar essa regrinha dos exercícios para a vida. Coisa que eu sempre faço. Eis que me veio a pergunta: o que é mais importante, a intensidade ou a duração das coisas?

Eu tive um relacionamento super intenso, mas que não durou muito (senão estaríamos aqui até hoje). A impressão que eu tive é que todos os dias equivaleram há anos e isso meio que fez com que a duração diminuísse. Afinal, se eu já tinha vivido tudo em quatro anos, pra quê precisaria de mais tempo? 

Acho que conforme a intensidade aumenta, a duração diminui. Porque, igual na academia, isso tem que acontecer senão a gente não aguenta. 

Por outro lado, eu tenho relações super antigas na minha vida que não são tão intensas assim. São pequenas doses, aos poucos, que fazem com que a pessoa seja presente, afinal, ela ainda não mostrou tudo o que tem pra mostrar. É tipo uma preliminar que vai durar para sempre porque não rola intensidade. 

Eu vejo a intensidade como um mergulho de olhos fechados. É gostoso e forte, mas o mundo lá fora perde um pouquinho da importância. Aquilo toma muito de você e fica difícil enxergar além disso. Por outro lado, o defeito da duração é a rotina. É quase impossível que uma relação - seja ela qual for - não caia na rotina após anos de existência.

Mais impossível ainda é aliar a duração com a intensidade, de forma sadia, em todos os relacionamentos. Acho que eu só tenho isso com a minha mãe e, mesmo que possível, não é uma relação super fácil. Temos que ceder em várias coisas.

Acho que, como tudo na vida, as duas possuem sua importância, valor e momento. Algumas pessoas merecem intensidade e outras merecem duração. E nem é por mérito, é por combinação de santos mesmo. 

Se eu tivesse que escolher a minha preferida agora, escolheria viver com a intensidade. Imagina só que chato machucar a perna e ter que vê-la doendo para sempre? Eu prefiro que doa tudo de uma vez porque o aprendizado depois é mais gostoso. Assim como foi comigo naquele relacionamento que eu citei ali em cima. 

E, na sua opinião, o que é mais importante: duração ou intensidade?



Comentários
6 Comentários

6 comentários:

  1. Você é tão linda! Estou apaixonada *-*
    Amo seus textos, e isso me faz conhecer um pouco mais de você, e apesar de você não me conhecer, saiba que você tem uma fã, ou mais que isso. ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ó quem fala! Quem está sendo linda é você, boba.

      Muito obrigada pelo comentário, sério. Gostei muito e pra mim é muito importante saber que eu tenho pelo menos uma fã hahahahaha. Obrigadíssima!

      Realmente não te conheço.. mas quem sabe um dia, né?! <3

      Excluir
  2. Quem sabe, estou sempre te acompanhando aqui! não se esqueça (:

    ResponderExcluir
  3. Eu lendo seu texto agora, eu prefiro a intensidade, porque do que adianta ter uma grande duração e não ter intensidade alguma, então prefiro a intensidade. Bjus flor. Xeruuh!!

    blogkleidenaira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Voce sempre fala do seu antigo relacionamento, significa que voce nunca vai esquecer né? em todos os seus textos sempre vejo voce citar, não em todos mas a maioria os mais lindos textos voce sempre fala né taca.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo(a) ao meu blog!

♥ Vou ficar imensamente feliz se você deixar um comentário nesse post. Pode ser uma crítica, dica ou palpite sobre esta postagem ou até mesmo sobre o blog. Sinta-se livre para me enviar um comentário e com certeza irei respondê-lo(a).

♥ Você não precisa ter uma conta no Blogger para comentar. Na caixinha de seleção ao lado de "Comentar como" tem várias opções para você selecionar, dentre elas a opção de comentar como anônimo ou inserindo Nome/URL. Agora não tem desculpa, hein?

♥ Não irei responder xingamentos ou palavras ofensivas. Então, desistam inimigas!

Muito obrigada pela sua visita e não se esqueça de voltar sempre! =D