As desvantagens de ser rico

[Inspirada em alguns relatos que vi por aí e em uma conversa que tive na sexta feira passada, resolvi escrever este texto]

Não é muito difícil encontrar pessoas que querem ser ricas. Muitos dão o melhor de si, trabalham durante anos ou investem numa ideia milionária com este único propósito. Poder viajar para os melhores lugares, viver no lugar dos sonhos e poder pedir o prato mais caro de um restaurante sem nem olhar o valor é o sonho de nove entre dez pessoas. Já pensou em ter um jatinho particular para ir passar uns dias na sua casa de praia? Pois é, eu já pensei. Mas será que vale a pena? 

Tá. Vamos imaginar que você, assim como eu, tenha vontade de ser rico. Uma das primeiras coisas que você vai pensar é: Vou permanecer sendo o que eu sou, sem nariz empinado, desperdício de dinheiro e orgulho. Coisas que, geralmente, acontece com muito rico por aí. Boas pessoas conseguem manter a linha e os pés no chão mas as piores, viram tremendas babacas-sem noção. Tipo Mulheres Ricas. 

A única vantagem de ficar rico é o dinheiro - você não será mais legal ou inteligente. Você pode comprar as coisas que sempre quis, conhecer os lugares mais descolados desse mundinho e resolver, em poucos minutos, algo que quando você não tinha grana demorava dois ou três anos de poupança. A vida é a mesma, sua personalidade será a mesma (se for autêntica) e seus gostos serão sempre os mesmos. Se você for um idiota, continuará sendo. Fica a dica.

Ok. Agora você deve estar se perguntando qual é o problema em ser rico. Se é possível fazer, ser e comprar tudo, quais são as desvantagens? Vou te contar. 

Rico não pode reclamar de nada. A maioria das pessoas acham que ser rico é ser inabalável e por isso, eles não podem ter nenhuma necessidade ou frustração. É como se o dinheiro comprasse tudo. É aquela história de que ele não tem motivos para estar triste e que tudo pode ser resolvido com um cheque. Quem dera né?!

Outro problema muito comum são amizades por interesse. Imagino que seja difícil, quando se é rico, sacar quando alguém está sendo legal porque gosta de você ou porque está atrás do seu dinheiro. É inevitável duvidar que se você fosse pobre, essas mesmas pessoas estariam ali. Se você não for casado, boa sorte! Poderá passar anos procurando alguém que realmente te ame de verdade - e não a sua conta bancária. 

E os familiares então? Você descobrirá primos que nem sabia que existiam. Alguns, podem até ficar estranhos por inveja. Aí tem aqueles que pedem dinheiro emprestado, que te convidam para ser padrinho de todos os eventos e ainda ficam chateados quando você não dá um presente caríssimo.

Também tenho a impressão de que pessoas ricas não são tão felizes por não sentirem algumas alegrias diárias da vida de pobre. Eu e minhas amigas sempre brincamos imaginando como seria nossa vida sem passar alguns perrengues que rendem boas risadas - tipo correr atrás do ônibus, contar as moedinhas para pagar um lanche ou ser a única a trabalhar no feriado. 

Eu sou pobre, porém feliz. Juro. Claro que eu quero ter dinheiro para fazer tudo o que eu sempre sonhei mas além de ser feliz, sou paciente. Esse é o segredo. Enquanto vou sendo paciente (e trabalhando para ter grana), posso ir vivendo as coisas fantásticas e simples da vida de pobre. Eu sei que vai chegar um dia em que viverei na ostentação, com vários cordões de ouro, milhões na conta bancária e uma mansão de rica. Chora recalque. 

Ser rico é legal mas lembre-se: Não use o dinheiro - ou a falta dele - como desculpa para deixar de fazer algo. Então saia, viva, descubra, ria e cresça sem se encanar nessas coisas de ter dinheiro ou não. Se você não está bem agora, não será o dinheiro que te trará a paz. Pode confiar.



Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Seja bem vindo(a) ao meu blog!

♥ Vou ficar imensamente feliz se você deixar um comentário nesse post. Pode ser uma crítica, dica ou palpite sobre esta postagem ou até mesmo sobre o blog. Sinta-se livre para me enviar um comentário e com certeza irei respondê-lo(a).

♥ Você não precisa ter uma conta no Blogger para comentar. Na caixinha de seleção ao lado de "Comentar como" tem várias opções para você selecionar, dentre elas a opção de comentar como anônimo ou inserindo Nome/URL. Agora não tem desculpa, hein?

♥ Não irei responder xingamentos ou palavras ofensivas. Então, desistam inimigas!

Muito obrigada pela sua visita e não se esqueça de voltar sempre! =D